terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Noções Básicas de Antroposofia (Rudolf Lanz)

Este livro consiste numa espécie de introdução a alguns dos conceitos norteadores da Antroposofia. Mas o que vem a ser ANTROPOSOFIA? Etimologicamente significa "o conhecimento do homem", poderia ser definida como uma forma ampliada de compreender a natureza do ser humano e do universo, do Cosmo, mas com seu ponto de apoio no homem. A Ciência Antroposófica, assim definida pelo autor Rudolf Lanz, procede pela observação, descrição e interpretação dos fatos e, além disso, indica o caminho cognitivo a ser seguido para a compreensão deles.
Neste livro, ele busca fazer uma síntese da evolução do homem desde a sua criação ao longo das diferentes fases do universo e ainda faz um paralelo entre a evolução do homem na Terra e o desenvolvimento da criança nas diversas fases e com suas novas aquisições. Ele descreve ainda as similaridades e peculiaridades do "reino humano" em relação aos demais reinos (animal, vegetal e mineral).
Em determinado momento, aponta o caminho evolutivo pelo qual está passando o ser humano e defende a presença de seres espirituais evolutivamente superiores ao homem na sua jornada aqui na Terra, sem comentar a fantástica descrição da ação de seres que contrariavam a ordem universo, fato descrito por diversas tradições religiosas que não souberam avaliar de forma ampla a influência desses seres (anjos caídos, demônios), denominados luciféricos e arimânicos, que são rotulados simplesmente de "maus" desconsiderando sua influência determinante no despertar do intelecto e na liberdade de ação do homem. Um ponto interessante é que o autor defende que todos somos capazes de entrar em contato com esse mundo espiritual em plena consciência como o fez Rudolf Steiner (o criador da antroposofia), desenvolvendo "órgãos" de percepção que se encontram adormecidos.
A forma como ele defende a existência da vida após a morte e as nossas inúmeras vidas além de sua definição de carma são fascinantes, visto que aponta argumentos bem diferentes dos que as religiões fazem uso.
É uma leitura que nos instiga a estudar mais e nos possibilita enxergar o mundo e a nós mesmos sobre outro prisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário