sexta-feira, 25 de março de 2011

Zorba, o grego (Nikos Kazantzakis)

ZORBA, O GREGO! UAU!!!(Meu livro favorito)

É a história de um intenso encontro. De um lado um homem culto, um jovem que conhece muito bem os livros, que muito leu, estudou, escreveu, que age de acordo com as normas socias estabelecidas, que tem uma vida razoável e tranquila, sem riscos mas também sem aventuras, um homem que busca e nada encontra. Do outro lado um homem "inculto" que muito viveu, que muito se arriscou, que fala o que pensa, que fala com o corpo, que vive intensamente e aceita as consequências de suas inconsequências com alegria, um homem que se joga no que acredita, que defende suas ideias e que as rejeita quando ela não serve mais, um homem livre. Esses dois homens de personalidades tão incompativeis à primeira vista tem muito o que aprender um com o outro.
A jornada de Zorba, o grego, e seu patrão é muito bem narrada e possui diálogos excitantes e reflexões filosóficas provocantes.


Há quem diga que essa obra seja autobiográfica e que de fato existiu um Zorba. Se isso é verdade ou não, o que de fato importa é que esta singular obra literária existe e já despertou uma série de Zorbas mundo afora!


ps: Desde que li este livro pela primeira vez, comecei a minha missão de Zorbificar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário